Um tolo pensamento comum é a lembrança daqueles que criticaram nossas atitudes e diminuiram nossa habilidade, pois afinal "olha só o resultado agora!", "queria que ele/ela tivesse visto", "eu o vi na platéia e só quero ver o que ele está pensando agora."
Sem dúvida, a receptividade do público é fundamental e o segundo elemento do teatro depois do ator é o público. Mas qual público? O que é uma platéia?
São todos que nos assistem, que em algum momento não estão funcionando como atores, diretores ou técnicos.
(Mas o público propriamente dito, parte integrante do teatro, nem sempre é um medidor adequado de nossa habilidade. Quando ele deixa de aplaudir alguma peça?)
Antes de uma apresentação propriamente dita, estes atores fundamentais para os outros atores, estes diretores que precisam largar a direção e se comportar como público, estes colegas dedicados, permitem que o ator tenha as informações necessárias para refletir seu desempenho em palco. Estas informações são dadas através dos comentários pós-cena, em discussões pessoais ou coletivas.
E para isso, é fundamental que seja através de um FEEDBACK POSITIVO. Uma opinião sincera, desprovida de intuitos manipuladores por parte de um diretor-coreógrafo, ou um ator que quer conduzir a cena segundo seus próprios conceitos egoístas, desprezando a criatividade do colega.
O feedback positivo têm as seguintes características:
- oferece apenas informações quanto à qualidade do trabalho individual de quem é criticado ou elogiado - claro que isso inclui a interação em cena com os outros;
- É oferecido exclusivamente com a intenção de ajudar, encontrando ou mostrando aspectos que cumpram essa função (como sempre, o que vale é a intenção. Cada um têm sua própria opinião, mas a boa intenção só caminha numa direção);
- Quem escuta (recebe) a crítica, sugestão ou elogio deve agradecer, independente de concordar ou não. A discussão é opcional e depende do tempo disponível, mas a opinião do "público" é o que vale.
E assim deve ser em nosso cotidiano: devemos valorizar nossos feedbacks positivos (que podem ser duras críticas). Agradecer às pessoas que se preocupam conosco, mesmo que não concordemos com suas opiniões. Feedbacks negativos são muito comuns, voltados à tentativa de demonstração de superioridade ou manipulação de situações. Devemos ter muito cuidado com eles, normalmente evitando atritos desnecessários com pessoas que não merecem tanta atenção (pense no seu tamanho antes de escolher seus inimigos. Quando foi a última vez que bateu numa criança?).
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Adriana Penuela
(atriz, teatro-educadora e jornalista)
(São Paulo, SP)
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