Conexão

“Mas o ator, que deve considerar seu corpo como um instrumento para expressar idéias criativas no palco, deve lutar pela realização de completa harmonia entre corpo e psicologia.” Michael Chekhov (“Para o Ator” pág. 1)

O primeiro capítulo deste clássico de Chekhov trata da íntima relação entre a expressão do corpo relacionada com o controle psicológico – relação corpo-mente.
Para o mestre de Tai Chi, Al Huang, continua a separação entre “A hora do corpo” e “A hora da mente”, semelhante à separação entre trabalho e lazer que a maioria das pessoas experimenta. A suposta “preparação-corporal” ainda aparece em alguns trabalhos – e em outros, ainda pior, nem sequer se treina o corpo.

Muito se pensa nestes dois elementos: preparação do corpo e preparação da mente. Só que são três elementos: corpo, mente e INTEGRAÇÃO. A conexão também é um elemento, aliás objeto de estudo da teoria psicanalítica atual onde a ênfase está na importância da RELAÇÃO entre o indivíduo e o ambiente. O indivíduo e o ambiente não é uma miniatura dele consigo próprio? Relacionar-se com seu exterior não é uma atitude que pode ser comparada ao relacionar seu psicológico (interior) com seu corpo (exterior)?

Apesar de aprendemos a pensar isoladamente, a natureza nos ensina que vivemos numa profunda dependência mútua entre nossos elementos vitais. Portanto um trabalho de corpo sem base psicológica é tão limitado quanto um trabalho psicológico sem base de corpo.

Pratique a atividade física de sua personagem com a cabeça dela. Faça o número de repetições, adaptações e variações que faria com um exercício físico. Use a criatividade para construir novas variantes. A preguiça ataca nosso ponto mais fraco: às vezes o corpo e outras a mente. A integração conecta os dois, aumentando a força disponível para a concentração necessária para a vitória neste embate.