O poder da mente

Existem certos elementos conscientes na alma que agem sobre processos subconscientes - e é este subconsciente que nos dá inspiração ("A Preparação do Ator" - Stanislavsk - Cap. II)
Ou seja, o que pensamos influencia sobre o que fazemos, mas não diretamente. As técnicas desenvolvidas pelo mestre russo para influenciar a mente criando ações sinceras e verdadeiras tem ampla relação com o "PENSAR CORRETO" do budismo. Um dos oito elementos para se atingir a iluminação através desta religião (ou doutrina, melhor dizendo), o "pensar correto" ensina a necessidade da existência de pensamentos adequados para aquele que trilha o caminho. Mas qual a importância do pensamento - algo sem existência física - para a realidade de uma pessoa? Será que ela não pode pensar o que bem quiser?
Então chegamos ao livre-arbítrio!! Sim, pode-se pensar o que bem quiser. Se estiver no camarim pensando na porcentagem de bilheteria que vai receber, o inconsciente irá agir de uma forma no palco logo em seguida. Caso se concentre nas circunstâncias propostas do espetáculo, o inconsciente funcionará de outro. É uma escolha.
A escolha prévia de seus pensamentos dita sua realidade posterior construida pelo seu subconsciente.
Descobrindo os pensamentos certos para os resultados desejados, você faz o que quiser da vida - sua ou de sua criação. É a construção da personagem.
Se o ator for capaz de controlar os próprios pensamentos, controlará as da personagem. Controlando a mente da personagem, controlará a própria - é a retribuição da arte.

*******************************************************************
Luana Shalon
(atriz)
(São Paulo, SP)